Projeto Vale Música

Desde 2004, em conjunto a Fundação VALE, atende a mais de 200 crianças e adolescentes da rede pública de ensino da região metropolitana de Belém-PA, que tem como objetivo o ensino da música, dando-lhes a oportunidade de acesso à cultura musical e à futura profissionalização do aluno como musicista. O Projeto é completamente gratuito, fornecendo aulas, instrumentos musicais, uniforme, alimentação e transporte e atualmente abrange 250 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 23 anos, distribuídas nos cursos de musicalização (coro infanto-juvenil e flauta doce), banda e orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba,), piano e percussão (erudita e popular).

Atualmente os alunos do VALE MÚSICA, formam diversos conjuntos musicais, entre os quais o Coral; a Banda Sinfônica; o Grupo de Percussão, a Orquestra de Violinos e a Orquestra de Cordas Vale Música, além da Orquestra Jovem Vale Música. É importante também ressaltar que o Projeto teve entre seus mais importantes eventos a apresentação da Ópera “O Viajante das Lendas Amazônicas”, obra especialmente escrita para seus alunos, com temática das lendas amazônicas, com lírica do poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro, música do russo Serguei Firsanov e regência do maestro Miguel Campos Neto. A peça teve sua estréia no Theatro da Paz (Belém-PA) em novembro de 2007, sendo logo em seguida apresentada no Palácio das Artes (Belo Horizonte-MG).

Em agosto de 2008, a obra foi novamente apresentada no Theatro da Paz, dentro da programação do Festival Internacional de Ópera do Pará, bem como em Marabá-PA. Em janeiro de 2009, a convite da Secretaria de Cultura do Pará, nova apresentação, integrando a pauta cultural do Fórum Social Mundial. Em 2010 novas exibições foram realizadas, no Teatro Nacional (Brasília-DF) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com enorme impacto sobre a audiência, que aplaudiu de pé os pequenos artistas. A Orquestra Jovem mantida por este projeto, já realizou 2 turnês nacionais (2011 e 2012), se apresentando em importantes teatros, entre os quais, Teatro Amazonas (Manaus-AM), Teatro Arthur de Azevedo (São Luis-MA), Teatro José de Alencar (Fortaleza-CE), Teatro de Santa Isabel (Recife-PE) e Teatro Ibirapuera (São Paulo-SP). Também já teve como solistas proeminentes músicos, tais como Emmanuele Baldini (Itália), David Spencer (USA), Antônio Meneses (Brasil) e Nélson Freire (Brasil).

Objetivos

  • Educação
  • Arte
  • Profissionalização
  • Geração de renda

Vale Música



O viajante

O Projeto teve entre seus mais importantes eventos a apresentação da Ópera “O Viajante das Lendas Amazônicas”, obra especialmente escrita para seus alunos, com temática das lendas amazônicas, com lírica do poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro, música do russo Serguei Firsanov e regência do maestro Miguel Campos Neto. A peça teve sua estreia no Theatro da Paz (Belém/PA), em novembro de 2007, sendo logo em seguida apresentada no Palácio das Artes (Belo Horizonte/MG).

Em agosto de 2008, a obra foi novamente apresentada no Theatro da Paz, dentro da programação do Festival Internacional de Ópera do Pará, bem como em Marabá/PA. Em janeiro de 2009, a convite da Secretaria de Cultura do Pará, nova apresentação, integrando a pauta cultural do Fórum Social Mundial. Em 2010 novas exibições foram realizadas, no Teatro Nacional (Brasília/DF) e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com enorme impacto sobre a audiência, que aplaudiu de pé os pequenos artistas.

Seja nosso(a) parceiro(a)!

Você pode ajudar a Fundação Amazônica de Música com uma campanha de arrecadação mensal, gerenciada por meio do Patreon, ou efetuar uma doação única, pelo PagSeguro® ou PayPal®. Toque no botão abaixo para saber mais ;)

Quero doar